Página Inicial
Histórico
Equipe de Trabalho
Notícias
Estrutura
Regulamento
Parceiros
Conselho Gestor
Links
ARTIGOS
Fale Conosco
Galeria de Fotos
Gincana Digital
Mostra Digital
Informática
Oficinas Pedagógicas
Profissionalizantes
  
Inclusão social x inclusão digital


Inclusão social na era Digital
Cleonice Bueno Dessbesell
 

Vemos que hoje a sociedade está cada vez mais preocupada e engajada na idéia de inclusão social. Nas escolas vemos que a educação inclusiva passou a trazer um novo olhar sobre a igualdade e as diferenças nos sistemas educacionais, que altera o fazer pedagógico, potencializando a capacidade que todos têm de aprender e participar.

E quando falamos de inclusão social, não podemos deixar de fora a inclusão digital, que faz parte desta teia, que busca aquelas pessoas das comunidades carentes que não tem acessibilidade tanto às tecnologias quanto a uma educação de qualidade. Inclusão Digital é a incorporação das novas TICs (Tecnologias de informação e comunicação) ao dia a dia da sociedade de forma positiva.

Vemos que existe uma preocupação do governo em montar laboratórios de informática nas escolas, com projetos bons que visam incluir os sujeitos na chamada sociedade da informação, qualificando profissionais e contratando pessoal qualificado para a disponibilização deste meio. O que preocupa na verdade é que esta inclusão só acontece neste momento, onde profissionais ensinam os sujeitos a usar as tecnologias com o objetivo de inseri-los no mercado de trabalho.

Para incluir uma pessoa na sociedade da informação, é necessária a universalização do acesso a internet, porém, acesso não significa apenas conexão física e acesso ao hardware, ou melhor, não é o acesso à tecnologia que promoverá a inclusão, mas sim a forma como essa tecnologia vai atender às necessidades sociais das comunidades locais, com uma apropriação crítica, pois o papel mais importante do processo de inclusão digital deve ser a sua utilidade social.

Por isso, temos que mudar a maneira de ver a tecnologia, não apenas como um programa solucionador de problemas, mas um conjunto de ações que provoque mudanças comportamentais perante as próprias tecnologias. Ver o uso das tecnologias para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos, na questão da saúde, do lazer e também da educação.

 
 
 
 
RUA HERMANN MEYER, 43 2º ANDAR, CENTRO - PANAMBI/RS
FONE/FAX: (55) 3375 4718 - telecentropbi@panambi.rs.gov.br