Página Inicial
Histórico
Equipe de Trabalho
Notícias
Estrutura
Regulamento
Parceiros
Conselho Gestor
Links
ARTIGOS
Fale Conosco
Galeria de Fotos
Gincana Digital
Mostra Digital
Informática
Oficinas Pedagógicas
Profissionalizantes
  
TAREFAS DA GINCANA

1. PARTICIPANDO COM RESPONSABILIDADE

O Telecentro Comunitário de Inclusão Digital de Panambi está promovendo a 1ª Mostra Digital que acontecerá de 18 a 22 de junho de 2012.

A Mostra prevê atividades diversas, entre elas, Palestras, Oficinas, Workshops, Exposição Digital, Mostra Fotográfica. A tarefa consiste em a equipe divulgar o evento para as turmas da escola e comprovar a participação de pelo menos um grupo de alunos, acompanhados por um professor, na Palestra sobre Crimes Virtuais.

A equipe poderá, inclusive, inscrever seus trabalhos estruturados com diferentes linguagens tecnológicas, desde apresentações de slides, fotos, vídeos, sites, até reciclagem de equipamentos de informática e participar da exposição.

Para comprovar o cumprimento da tarefa, a equipe será fotografada no evento e deverá enviar pelo AVA um breve relatório redigido por algum participante.

2. MERENDANDO COM CRIATIVIDADE

Nesta tarefa a equipe deverá envolver as responsáveis pela merenda escolar e organizar de forma criativa e divertida uma produção de lanche coletivo. Entenda-se por coletivo, o envolvimento de alunos, serventes e professores, nesta produção.

A tarefa deverá ser realizada por, no mínimo, duas turmas e seus professores, podendo ser em dias diferentes.

A equipe deverá comprovar a tarefa enviando pelo AVA, fotos e um breve relatório da atividade, podendo inclusive ser por meio de apresentação de slides.

3. EMBELEZANDO E VALORIZANDO O AMBIENTE ESCOLAR

Esta tarefa vai envolver os participantes da equipe numa ação que ficará “arquivada” na memória da Escola.

A equipe deverá realizar atividades de embelezamento e/ou ornamentação do ambiente escolar, responsabilizando-se pelo seu cuidado, permanentemente(durante a gincana), podendo contar, inclusive com o envolvimento das famílias dos alunos. As atividades podem ser, entre outras:

ü Organização de canteiros e plantio de árvores e flores;

ü Recolhimento de entulhos e lixo do pátio;

ü Pintura de muros, calçadas e bancos;

ü Decoração dos diferentes ambientes escolares.

Para comprovar esta tarefa a equipe deverá enviar uma apresentação de slides com as fotos.

4. VOLTANDO NO TEMPO

Resgatar as brincadeiras antigas é uma atividade muito prazerosa!

Para a realização desta tarefa, a equipe deverá buscar conhecer brincadeiras antigas e trazê-las para o momento atual da escola, numa atividade ampla que envolva os alunos.

Essas brincadeiras poderão ser desenvolvidas em um dia diferente na escola, onde os alunos participarão de várias atividades, na forma de circuito, gincana, etc.

A comprovação desta tarefa deverá ser realizada no formato de vídeo, que demonstre claramente o desenvolvimento da brincadeira, podendo haver a narração explicativa na mesma.

Sugestões de brincadeiras:

ü Cinco Marias;

ü Jogo da Peteca;

ü Pular elástico;

ü Meia, meia lua, 1, 2, 3

ü Ovo Choco;

ü Esconde-esconde;

ü Cola-cola;

5. APRENDENDO A CONVIVER

Envolvendo um grupo de funcionários da escola, que normalmente não atua diretamente em sala de aula(secretária, bibliotecária, serventes, equipe diretiva), a tarefa consiste em criar uma forma de trabalhar/divulgar o uso das “palavrinhas mágicas” no convívio com as pessoas do nosso entorno. Esse trabalho deve chamar a atenção dos alunos de maneira que eles percebam o quanto é importante o seu uso. Podem ser usadas esquetes, brincadeiras, músicas, entre outras.

O envio de arquivo com texto e fotos, será a forma de comprovação da atividade cumprida.

6. FALANDO SÉRIO

Fórum de Discussão: Atividade a ser realizada no próprio ambiente AVA, o Fórum consiste em participar de discussões virtuais sobre vários assuntos. Cada novo fórum é direcionado para um público específico.

A participação no Fórum determinará a pontuação da equipe nesta tarefa.

Wiki: É a construção de um texto coletivo sobre um assunto proposto. Essa construção deverá contar com a participação de todas as equipes, que escolherão uma ou mais pessoas para fazer esta contribuição.

7. SUGERINDO HISTÓRIA PRA CONTAR

A tarefa, direcionada para a/o responsável pela biblioteca, consiste em fazer uma lista de histórias/textos/artigos que tenham como assunto principal a escola e as suas relações no cotidiano.

O cumprimento desta tarefa será o envio de um arquivo de texto, através do ambiente.

 
 
 
RUA HERMANN MEYER, 43 2º ANDAR, CENTRO - PANAMBI/RS
FONE/FAX: (55) 3375 4718 - telecentropbi@panambi.rs.gov.br